3 Ótimos Encurtadores para Personalizar seu Link

Se você trabalha com web, redação ou já teve que enviar um link para alguém sabe que as urls costumam ser gigantescas. Mas espera aí, antes de entrar neste mérito vamos por partes. Para compreender a importância dos encurtadores precisamos entender primeiro o que é uma url.

A url é o endereço de algo que está disponível na web.

É basicamente um endereço virtual, é como o usuário consegue chegar até o site. Para ficar mais palpável para entender basta abrir o seu navegador e procurar pela barra com o endereço do site, tudo aquilo ali é a url.

Os encurtadores, por sua vez, são as ferramentas responsáveis por diminuir os links que são muito longos. No lugar de conter vários caracteres indecifráveis e confusos que podem tomar linhas ou uma página inteira a url passará a ser simples e curta.

Tá, por que eu iria precisar dos encurtadores?

Temos uma lista de motivos! A começar pela força de marca e característica profissional. Enviar um link limpo e descomplicado dá um aspecto mais rebuscado. Ele servirá apenas para o seu propósito: ser um caminho de um site para outro ou de uma página para outra e não chamará mais atenção ou ocupará mais espaço do que deve.

URLs encurtadas também transmitem mais confianças. Links extensos, repletos de letras e números podem facilmente ser confundidos com vírus, especialmente por aqueles que não estão tão acostumados com os formatos usados na internet.

Também é um diferencial para postagens feitas nas redes sociais. No twitter uma URL encurtada pode ser a diferença entre poder escrever conteúdo a mais. No facebook uma URL curta faz com que o foco fique inteiro no que está escrito. Imagine uma marca postando conteúdo onde a url é maior do que as palavras ditas em si? Passaria 0 credibilidade e o link provavelmente seria ignorado, assim como o restante do post.

Além dos benefícios citados, usar um encurtador ajuda no monitoramento das métricas. Métricas podem ajudar a examinar os acertos e erros do site, o fluxo de usuários e servem até para medir os lucros. As urls geralmente são catalogadas e podem ser monitoradas, permitindo consciência maior sobre a movimentação do site.

Mas onde encontrar estes encurtadores? Separamos 3 dos mais conhecidos para mostrar pra vocês!

3 criadores e encurtadores de URL

1 – BITLY

Um dos mais conhecidos do segmento, o bit.ly conta com compartilhamento automático e oferece dados estatísticos. É possível criar uma conta no site de graça se o intuito for salvar os links gerados e analisar as métricas, caso contrário é só colar o link desejado no campo indicado e pedir para que seja encurtado. Os links podem ser personalizados e ficam no tamanho ideal para compartilhamento em redes sociais ou onde for necessário. É possível ver os links em antemão adicionando um + no final de cada um.

2 – GOO.GL

O goo.gl é o encurtador de links do google. O google apresenta o encurtador como um dos que mais possui segurança, velocidade e estabilidade. A usabilidade é extremamente simples. Acessando o site você já se depara com um campo onde pode colar o link e pedir para que seja encurtado.

Este encurtador de url também permite que algumas estatísticas sejam monitoradas em cima do link gerado. Os dados são precisos no padrão google e podem ser analisados de acordo com hora, dia, semana, mês ou até ano. Quem já usou algum serviço de monitoramento do google sabe que as métricas são bem completas, separando usuários por número, gênero e localização geográfica.

3 – TWIXAR

O twixar também é bastante conhecido na web. Seu diferencial é que os links nele gerado podem ser encaminhados imediatamente para a plataforma desejada. Por exemplo, se o intuito é compartilhar o link no facebook este pode ser enviado para lá automaticamente, sem precisar passar pelo processo de copiar e colar.

 

Os encurtadores de link são uma boa pedida caso seu objetivo seja deixar o site ou página com uma cara mais profissional e de quebra ganhar mais alguns caracteres para rechear de conteúdo que de fato seja relevante e não um monte de letras e números aleatórios. A melhor parte é que todos são bem simples e nada burocráticos, é só colar o link e receber o novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.