Motivos Para Investir no Marketing digital em Pequenos Negócios

É comum que pequenos negócios estejam em processo de contenção de gastos ou com verba direcionada especificamente para atividades burocráticas e fundamentais.

Mesmo as que não estão com um orçamento tão apertado por vezes se pegam receosas de investir em marketing, especialmente no marketing digital. Seja por medo de “gastar” dinheiro ou por não conhecer direito as artimanhas do marketing digital, o temor é infundado se as particularidades deste tipo de marketing forem bem observadas.

Atualmente poucas são as empresas que não migraram para a publicidade virtual. Empreendimentos dos mais diversos portes começaram a marcar presença nas redes sociais e já colhem frutos vindos do marketing digital.

Como o marketing digital pode beneficiar meu pequeno negócio?

Começando pelo básico, se você considerar que praticamente todas as empresas estão inseridas virtualmente de alguma forma enxergará no marketing digital não só uma oportunidade, como também uma necessidade. É aquela velha premissa de que quem não é visto não é lembrado, o mínimo a ser feito é estar onde toda a concorrência está, o diferencial é se destacar. E quanto antes começa a ser construída a presença online, antes os resultados começam a aparecer.

Estar presente no ambiente online, além de captar clientes novos, dá mais credibilidade ao negócio por parte de quem já conhece o produto ou a empresa e vai atrás de mais informações. Veja, a mudança de comportamento na hora da compra faz com que a internet seja o primeiro lugar que um indivíduo procura ao precisar tirar suas dúvidas em relação a comprar ou não determinado item. Aqueles que estão lá com material pronto para suprir estas dúvidas certamente serão os que ficarão memorizados na mente do usuário.

E o melhor de tudo é que a internet é um local muito democrático, não é necessariamente quem tem mais dinheiro que é mais visto. Com um orçamento inicial e investindo em bom conteúdo e relacionamento as pequenas empresas têm alta chance de destaque. A marca pode ser divulgada com um orçamento menor e tem real oportunidade de concorrência com outras maiores do ramo.

5 motivos para investir em marketing digital para pequenos negócios

Ainda não está convencido? Mostraremos motivos claros de como o marketing digital pode agir em prol do seu pequeno negócio.

1 – É econômico

Se comparado com as demais mídias e formas de divulgação o marketing digital é econômico. O investimento colocado varia muito de acordo com campanha e objetivo, mas mesmo valores mais baixos costumam ter um bom retorno. E o melhor de tudo é que com tempo e esforço resultados orgânicos passam a compor o crescimento online da marca sem precisar de dinheiro.

2 – O público-alvo é mais segmentado

Em campanhas offline também há como direcionar o público de sua preferência, mas nas campanhas veiculadas online é mais fácil apontar exatamente quem receberá o conteúdo. Chegar no público-alvo é mais simples e garantido. Este direcionamento dá margem para empregar linguagem única e estratégias exclusivas para seu tipo de público.

3 – Interação cria oportunidades

No marketing digital a comunicação geralmente não para ao chegar no cliente. As plataformas permitem que o recado chegue, volte para você e depois retorne novamente para o indivíduo. Comentários e ações estimulam a interação entre marca e usuário e abrem portas para um relacionamento de parceria e fidelidade.

4 – Métricas

Os resultados podem ser mensurados através das métricas. São dados e análises que podem ser observados e acompanhados. Em cima destes índices é possível compreender o que está sendo feito de certo e de errado e quais mudanças devem ser adotadas para um resultado ainda melhor.

Sabemos que a competitividade existe e pode ser uma baita barreira para empresas de pequeno porte, mas nossa recomendação é primeiramente não se deixar intimidar pelo tamanho de outros empreendimentos e investir em marketing digital para prospectar novos clientes e ser visto.

O esforço maior que é fazer uma empresa começar a rodar já foi feito, se você chegou até aqui certamente a caminhada para a expansão será apenas mais um detalhe que exige pouco e oferece muito.

Pense no marketing digital como uma quebra de fronteiras. Se antigamente a divulgação era limitada a um ambiente físico ou expansível apenas dentro de uma cidade, hoje em dia pode tomar proporções sem limite geográfico.

Como começar a investir em marketing digital para meu pequeno negócio?

Não existe uma regra exata a ser seguida, cada negócio exige uma determinada ação e cada segmento conta com uma estratégia diferente, mas algumas técnicas são indicadas para que pequenas empresas consigam ter destaque no mundo do marketing digital.

1 – Crie uma página nas redes sociais e inicialmente invista um valor, mesmo que baixo, para alcançar mais público. Invista também em conteúdo de qualidade e que induzam o usuário a participar ativamente da publicação com comentários, curtidas ou compartilhamentos. É hora de começar a ser visto!

2 – Abasteça seu site ou blog com conteúdo relevante, considerando sempre as palavras-chave adequadas para seu produto e com alto nível de procura. Se o seu negócio for local lembre de inserir o nome da cidade para conseguir ser encontrado com mais facilidade.

3 – Fique bem posicionado nos mecanismos de busca. Com conteúdo de qualidade, otimizado e palavras-chave bem escolhia (processo também chamado de SEO) você subirá de posição nos mecanismos de busca.

4 – Crie uma verdadeira personalidade para sua marca. A linguagem corporativa não é tão bem-vinda na internet (a não ser que esta seja a linguagem usada pelo seu público). Aposte em interação feita de modo pessoal, não automatizado. Esta é uma qualidade dos pequenos negócios, o volume inicial menor de clientela abre oportunidade para um relacionamento personalizado e direto. Todo mundo gosta de se sentir especial, ser bem atendido pela marca fará com que ela fique gravada na memória.

Investir em marketing digital para pequenos negócios deve fazer parte básica da estratégia de crescimento da empresa. A presença online é tão comum hoje em dia que não ser encontrado na rede é uma sentença para ser esquecido. Mesmo se o seu negócio for completamente offline o consumidor tem mais confiança ao poder se informar mais sobre seu produto e tirar suas dúvidas online.

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