Como manter posicionamento na primeira página do Google

Não tem como pensar em internet sem pensar no Google. Alguns são fãs de redes sociais, outros acessam a internet para ver notícias, outros jogam online, mas um ponto em comum entre todos estes é que eventualmente precisarão de uma ajudinha do Google.

 

Se você está do lado do fornecedor de conteúdo e não de quem pesquisa sabe que uma das maiores e mais relevantes tarefas é conseguir se posicionar bem no Google. Justamente por terem tantas pessoas buscando pela ajuda dos mecanismos de pesquisa que ter uma boa posição nos meios se tornou estratégia de marketing.

 

A primeira página do Google é a mais visitada (se não a única) e é nela que acontece a grande maioria das conversões. Mais do que isso, as primeiras posições geralmente são as escolhidas para acesso. Se o site está na primeira, segunda ou terceira posição é muito provável que seu conteúdo será aberto e visto por mais pessoas.

 

Os mecanismos de pesquisa como o Google funcionam por meio de algoritmos que decidem a ordem dos conteúdos. Apesar de não ser feito por mãos humanas, nada é aleatório! Os algoritmos consideram alguns detalhes que podem ser mapeados e trabalhados. É preciso, então, “agradar” os mecanismos de busca para ter sucesso no posicionamento.

 

Não existe regra 100% certeira, nem uma forma mágica de conseguir atingir as primeiras posições da noite para o dia, mas há uma série de práticas que agrada e obedece os algoritmos do google e faz com que o site comece a ganhar bom posicionamento. É um processo relativamente longo, exige dedicação e paciência, mas quando os resultados são atingidos o tempo aguardado compensa.

 

Manter a posição do site no Google: o que fazer?

1 – Conheça o algoritmo do Google

O google está constantemente mudando seus algoritmos, é necessário saber quais são os padrões atuais e se manter informado sempre para evitar ser pego de surpresa por eventuais mudanças. É melhor perder alguns minutos acompanhando as novidades do que ter de subir novamente os degraus para tentar alcançar as primeiras posições.

O algoritmo não é liberado, mas há diversos profissionais que trabalham testando as alternativas e informando os usuários para que fiquem atentos. Vale ir tentando e verificando como anda o posicionamento para saber o que está agradando e o que já não serve mais.

2 – Saiba qual é seu atual posicionamento

Para saber aonde quer chegar é importante saber de onde se está partindo. É bom que todo o site seja analisado do ponto de vista de SEO para observar quais pontos precisam ser melhorados ou completamente modificados.

 

3 – Atenção nas métricas

As métricas servem para ajudar a ver o atual cenário e encontrar um rumo melhor para o site. Os números não mentem e em cima deles é possível criar estratégias de palavra-chave e ações que podem ajudar na obtenção ou na preservação do posicionamento. Algumas métricas que podem ajudar no posicionamento são as de tráfego orgânico, de conversão e de palavras-chave rankeadas.

 

4 – Responsividade sempre

Verifique se seu site é responsivo e se adapta bem em todos os outros aparelhos. Sites que não se adaptam recebem penalidade por parte do google e dificilmente ficarão bem posicionados, mesmo se o restante do conteúdo estiver com o SEO bem feito. As pesquisas feitas a partir de um celular já são tão grandes quanto as realizadas de um computador, é imprescindível que seu site esteja pronto para oferecer conteúdo para os usuários mobile também.

 

5 – Saiba quais são as penalidades do Google

Falando nisso, busque saber quais são todas as principais penalidades do google. Além de colocar para cima sites que estão de acordo com os agloritmos, o google também coloca para baixo aqueles que possuem práticas que vão contra o proposto. Algumas das mais conhecidas são a falta de responsividade, conteúdo duplicado e troca de links vinda de sites com alguma ilegalidade.

 

6 – Aposte em conteúdo de qualidade

Muito do posicionamento vêm de conteúdo de qualidade, onde as palavras-chave são trabalhadas de maneira coerente com o restante do texto. O Google já é inteligente o suficiente para compreender os que de fato escrevem textos relevantes e os que apenas jogam um monte de palavras-chave juntas para tentar rankear, sem se preocupar com a qualidade das informações. O ideal é trabalhar as palavras-chave da forma mais natural possível.

 

Experimente ler esse artigo sobre inbound marketing, ele vai te ajudar com ótimas dicas.

 

7 – Renove o conteúdo antigo e poste coisas novas

Sites atualizados são melhor rankeados. Invista em conteúdos novos e atualização constante do site. Alguns sites se mantém bem posicionados com pouco conteúdo, mas o ideal mesmo é que o mesmo esteja recheado (da maneira correta e com conteúdo verdadeiramente relevante, óbvio) de textos valiosos prontos para tirar as dúvidas e saciar a curiosidade dos leitores.

 

8 – Faça um mapa do site

Alguns mecanismos permitem que você envie um mapa do seu site para o google. Chama-se sitemap, o conteúdo é enviado em formato xml e contém uma listagem de todo o conteúdo de seu site. O tal informar pode ser feito pelo google webmaster tools ou pelo robots.txt. Estando ciente de todo seu conteúdo o google pode encontrar pontos relevantes para posicioná-lo melhor.

 

9 – Link building

Link building é uma estratégia que consiste em ter outros sites linkando o seu site. Quando um site indica o seu o google entende que o material é relevante e que o endereço merece ser melhor posicionado pois não apenas está servindo para informar o leitor, como é expressivo o suficiente para ser indicado. Mas o google é inteligente, não basta pedir para que os outros linkem seu site, se o link não for coerente com o conteúdo do outro site o mecanismo provavelmente captará a discordância e penalizará o seu. A melhor forma de conseguir um bom link building é fornecendo conteúdo de qualidade e o divulgando para que consiga possíveis leitores interessados.

 

No final das contas o que mais importa para o Google é a relevância. Casando bom SEO com textos de conteúdo rico e interação com os usuários para garantir tráfego constante é possível agradar os algoritmos.

Criei um artigo sobre o que é SEO (Search engine optimization), pra você entender o que rolá por trás das primeiras páginas do Google.

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