5 Motivos Para ter um Blog do seu Negócio

É correto afirmar que atualmente os olhos estão mais nas telas do que nas ruas. Praticamente todas as empresas já estão conectadas e é possível encontrar todo tipo de conteúdo imaginado na web. Estar na internet já não é mais um diferencial, é o básico. São as estratégias adotadas e a qualidade do conteúdo fornecido que ditarão quem terá mais destaque.

Mas como conseguir aparecer no meio de um mar de marcas e conteúdo? Há diversos meios, todos com um aspecto em comum: o produzir. Marcas que simplesmente só estão lá passarão batidas aos olhos do público, já aquelas que fornecem algo para ver costumam ter mais destaque. E não há melhor plataforma para mostrar algo do que o blog.

O que é exatamente um blog?

Quando se fala de blog a primeira coisa que vem na cabeça de alguns é um diário virtual onde adolescentes escrevem sobre seus sentimentos em letras rodeadas de emojis. O grande público dos blogs deixou de ser este já tem muito tempo. Atualmente os blogs servem para os mais diversos usuários e segmentos. Ainda há uma grande porção de blogs pessoais sim, mas estes dividem espaço com os blogs de empreendimentos, marcas e temáticas aprofundadas.

Os blogs são páginas da web criadas e administradas por usuários. Estes usuários podem recheá-los do modo que bem entenderem, com conteúdo em forma de texto (grande maioria), imagem, vídeo, gifs ou áudios. Os blogs não possuem muitas regras e é por isso que tanto se popularizaram. Você pode falar praticamente sobre tudo que bem entender, basta criar uma página e alimentá-la.

As empresas viram nisto uma oportunidade para informar e educar o público sobre seus produtos e passaram a usar o conteúdo como uma estratégia para atrair visitantes que podem ou não se transformar em futuros compradores ou seguidores.

Diferente dos sites corporativos, os blogs contam com maior volume de conteúdo. Não são apenas uma página expondo os serviços oferecidos e páginas para contato, são verdadeiros portais de informação. A alta presença dos blogs no mundo corporativo é ao mesmo tempo responsável e resultado de uma mudança de comportamento social. Antigamente se acreditava puramente nas propagandas e no boca a boca, hoje em dia a maior fonte de busca de informações é a internet e é nela que muitos se apoiam antes de realizar alguma ação ou fechar uma compra.

Ainda não está convencido do potencial dos blogs para uma empresa? Citaremos alguns benefícios que podem te fazer olhar estas plataformas com outros olhos.

5 motivos para ter um blog do seu negócio

1 – Um blog trará mais visitas para o seu negócio

Se outrora a clientela buscava pelo seu negócio apenas para realizar compras ou buscar pelo serviço que você oferece, com os blogs a procura pode ser constante, mesmo quando ainda não há intenção de compra. O conteúdo divulgado no blog de um negócio deve ser semelhante e relevante para a área de atuação da empresa, logo atrairá interessados por aquele assunto mesmo se o objetivo primeiramente não é fechar um negócio. Qual é o benefício de ter visitantes no site que não realizam compras? É fácil de entender. Os usuários não estão realizando compras naquele exato momento, mas se você estiver lá para tirar as dúvidas dele e fornecendo conteúdo de qualidade é de você que ele vai lembrar quando precisar do seu produto.

2 – Você será responsável por levar conteúdo para o público

O blog abre uma porta que possibilita que seu produto ou serviço seja explorado e exibido mais a fundo. Pode ser que o público não conheça exatamente o que sua marca faz ou pode ser que saiba, mas não conheça suas particularidades. E são estas particularidades que podem ser responsáveis por despertar o interesse e se converter em uma venda no futuro. Nos sites corporativos é tudo muito cru, com aspecto corporativo e publicitário. Nos blogs a linguagem pode ser um pouco mais pessoal e descontraída, parecendo de fato uma troca de informações que cativará o público com mais facilidade.

3 – Ter um blog não é caro

Os valores variam muito, quem quiser aperfeiçoar melhor o blog ou quiser apostar em um marketing pesado poderá desembolsar algum dinheiro, mas no geral os blogs não são caros de criar e manter. Inclusive podem ser gratuitos! O wordpress é o maior exemplo disto. Há opções pagas com mais recursos disponíveis, mas há também a versão gratuita, ideal para quem está ingressando agora neste mundo.

4 – Conseguir seguidores pode significar ter mais clientes

Como dito anteriormente, todo público que é atraído para seu blog pode ser um potencial cliente. É possível trabalhar técnicas de redação e de formulação de conteúdo que são escritas pensando exatamente neste propósito: informar e converter. Exige certa técnica, mas não é difícil. Os visitantes do blog já estão ali porque de alguma forma se interessaram por seu  conteúdo. Se se interessam por seu conteúdo, podem também ter interesse em firmar algum outro tipo de contato com a marca. Quanto mais vistos são os conteúdos, mais vista é a marca e mais chance de atrair clientes ela tem.

5 – O blog funciona como uma central

Às vezes o que fica entre o sim ou o não antes de fechar a compra é um dúvida mínima sobre o produto ou serviço. O fato de ter que ligar para algum lugar ou se deslocar até alguma loja apenas para ter a dúvida suprida pode muito provavelmente fazer com que o cliente penda para o “não”. Com um blog basta que o cliente o acesse do seu computador ou celular para encontrar a resposta para o que precisa. Se ainda não houver um artigo explicativo no blog o cliente pode enviar uma mensagem ou e-mail. A internet implantou nas pessoas uma sensação de imediatismo que pode ser usada em seu favor caso a velocidade na comunicação e nas respostas seja coerente.

Além dos citados, há mais uma série de benefícios que os blogs podem trazer para o seu negócio, como:

– Pode trazer lucro

O custo-benefício do blog é imenso, já que o investimento é nulo (ou quase) e o retorno pode ser gigantesco. O blog traz mais clientela e pode gerar lucros com programas como o google adsense. O google adsense é responsável por veicular publicidade em seu blog, publicidade esta que gera um certo comissionamento para você caso obtenha cliques ou vendas. Também é possível ganhar um dinheiro extra com o blog oferecendo posts e espaço para divulgar outras marcas que pagam por visibilidade ou fazendo troca de serviços por divulgação.

– Melhora o posicionamento nos mecanismos de busca

A maioria das pessoas corre para o google quando precisa de algum produto ou tem alguma dúvida. Quer melhor forma de auto divulgação do que estar presente nas primeiras posições dos mecanismos de busca? O SEO (otimização para os mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas que bem executadas e juntas ajudam o blog a subir nos mecanismos de busca.

Faz parte de um bom SEO ter um blog recheado de conteúdo de qualidade, com as palavras-chave bem trabalhadas. Estar na primeira página e nos primeiros resultados do google é desejo de praticamente todos que trabalham com conteúdo online e ajuda a trazer um fluxo gigantesco de pessoas para seu site.

– Pode ser usado como uma estratégia dentro do plano de marketing

Como já citamos acima o blog pode ser responsável por alavancar vendas e fidelizar a clientela. Ter um blog não é simplesmente dispor de um espaço para escrever. É ter a oportunidade de expor os benefícios do seu produto e fortalecer sua marca online, numa vitrine democrática e movimentada. O blog pode ser usado como carro chefe de uma estratégia de marketing, especialmente se casado com estratégias de redes sociais e anúncios pagos.

– Abre as portas para ganhar um dinheiro extra

Ter um espaço online com um público considerável abre as portas para tentar investir em recursos que trazem renda extra como os programas de marketing de afiliados e a venda de produtos. No marketing de afiliados basta se inscrever em uma plataforma e divulgar um dos produtos disponível para ganhar comissão em cima dele.

Você pode também estender o blog para um e-commerce e comercializar produtos online para diminuir ainda mais a barreira geográfica que pode separar algum potencial cliente de sua marca.

– Traz sensação de confiança e autoridade

Se o usuário vê que você tem domínio e conhecimento sobre o que está falando se sentirá mais confortável para fechar negócio. Comprar com alguém que sabe do que está falando é muito melhor do que adquirir algum produto de alguém que parece estar simplesmente vendendo por vender.

– É um aprendizado para a vida

A internet só cresce e é tendência que continue neste caminho. Ter um contato mais aprofundado com qualquer ferramenta online é uma oportunidade de adquirir mais conhecimento em algo que veio para ficar. Além disso, ter um espaço que te obriga de certa forma a desmembrar e analisar mais de perto seu produto ou serviço para oferecer conteúdo faz com que seu conhecimento já grande sobre o que é ofertado pela marca fique ainda maior.

– Te coloca acima da concorrência

Claro que são diversos os fatores que contam na hora da corrida contra a concorrência, mas ter um blog ajuda a te colocar numa posição melhor. Pense: em quem os usuários pensarão no momento de fechar a compra, em quem forneceu conteúdo e tirou suas dúvidas ou em quem simplesmente está oferecendo o mesmo produto? Com as abordagens certas é possível conquistar clientes fiéis e se colocar em vantagem perante a concorrência.

Como começar um blog?

Convencido dos benefícios do blog para o seu negócio? Mas e agora, como começar?

Criar um blog não é difícil. Pode parecer complicado para os que não tem tanta familiaridade com a informática, mas costuma ser bem intuitivo. Caso o conhecimento em web seja zero também é válido contratar alguém da área, as plataformas para freelancer e os grupos de facebook estão repletos de conhecedores da área prontos para ajudar.

Antes de tudo é preciso determinar sobre o que será seu blog. Se você já possui algum produto ou oferece algum serviço é fácil determinar. Por exemplo, se você é cabeleireira é válido criar um blog com dicas de beleza e cuidados com o cabelo, já se você oferece roupinhas para criança é legal ter um blog que aborde cuidados com os pequenos, dicas para o bem das crianças e afins.

Para começar a colocar a mão na massa basta acessar uma plataforma que disponibiliza a criação de blogs como o wordpress, blogger, tumblr, weebly ou qual for de sua preferência.

Crie um domínio (o endereço do blog) com o nome da sua marca ou com palavras que remetam ao seu segmento. Arrume também o design para que fique bonito e fácil de ler. Aqui é importante avisar que sites como o wordpress contam com temas (o layout do blog) que são mais velozes e se adaptam em todos os aparelhos (responsivos), temas deste tipo são bem vistos pelo google e ajudam no bom posicionamento.

Deixe o blog com a cara da sua marca! Lembre sempre de balancear a irreverência da internet com o profissionalismo de um blog corporativo.

Agora é só começar a escrever. Sugerimos a criação de uma pauta mensal ou semanal para saber o que abordará no seu blog, sendo sempre coerente com a proposta escolhida. Não adianta fazer um blog sobre carros e começar a escrever sobre festas, certo?! Para que um blog seja lucrativo para seu negócio é preciso que case vários pontos, sendo os principais: design responsivo, conteúdo bem escrito e rico para o usuário e resposta rápida nas interações.

Se o blog não tiver muitas visitas no começo não desanime, é preciso começar a ser visto e isso pode levar algum tempo. Que tal aproveitar de mais uma ferramenta que a internet dispõe e fazer uma página no facebook para começar a divulgar o blog? Se você já tem uma page é válido divulgar nela alguns dos artigos do blog, criando uma verdadeira rede de fortalecimento da marca

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