O que é um Copywriter? Escritor Profissional com Foco na Conversão

Já pensou que todo conteúdo que você vê distribuído pela internet, por outdoors, revistas e panfletos foi idealizado e redigido por alguém? Além de um planejamento eficiente e de um design rebuscado existe ainda a presença de um redator especializado dentro das campanhas publicitárias.

 

Pode parecer fácil escrever para material publicitário, é só ter uma gramática afiada e colocar algumas frases de efeito, certo? Não! Nada disso! Um copywriter trabalha com técnicas de persuasão, sabe quais são as palavras certas e como utilizá-las.

 

Copywriter é o escritor com foco na conversão

 

Os copywriters escrevem de uma forma única, tendo como intuito sempre a divulgação de um determinado produto, serviço, site ou o que quer que precise de uma mãozinha promocional. Os textos mesclam uma linha informativa e comercial que juntas tecem um material potente para plantar no leitor um desejo pelo item comercializado.

 

Copywriter é basicamente aquele que redige textos dos mais diversos formatos e para os mais variados meios com o intuito de converter o leitor em lead ou comprador.

 

Este item comercializado não necessariamente é um produto que precisa ser vendido, pode ser qualquer forma de conversão, seja ela uma venda em si, a assinatura de uma newsletter, um contato telefônico ou afins.Especialmente com a ascensão da internet e do inbound marketing a conversão está perdendo um pouco este aspecto de venda tradicional e ficando com mais cara de interação.

 

Então quer dizer que um copywriter só senta e escreve algumas palavras legais para fazer alguém comprar um produto? Não é exatamente assim. Simplesmente começar a escrever sobre um determinado assunto e fazer com que este soe interessante o suficiente para captar a atenção do público não é tão simples como parece.

 

O copywriter costuma seguir uma sequência de ações, seu trabalho começa ao receber uma determinada pauta, passa por pesquisas e aprofundamentos no tema e só então começa a ganhar forma palpável com a construção das palavras.

 

E mesmo nesta etapa o trabalho dele não é simplesmente escrever por escrever, é redigir um texto que constantemente busca chamar a atenção do público, informar corretamente o que precisa ser informado e persuadir brandamente, sem parecer algo forçado e imposto.

 

Qual a importância de um copywriter?

 

Vamos pensar na direção contrária. No lugar de pensar na importância de um texto bem redigido e que leve até a conversão, pense na infelicidade de estampar sua marca junto de um texto mal feito. E quando falamos de textos mal redigidos não estamos pensando apenas nos com erros de português não, são aqueles que foram descaradamente copiados, que cansam já no primeiro parágrafo ou começam falando de uma coisa e terminam com o foco em outra.

 

São várias as marcas que ainda insistem em veicular propagandas com a redação feita de qualquer forma, em segundo plano. Às vezes dá certo, alguns produtos se vendem por si só, mas pode ter certeza de que um conteúdo transmitido com técnicas de copywriting poderá captar inclusive aqueles indivíduos que não estavam com intenção de compra.

 

As novas técnicas de marketing que vêm surgindo com a internet destacam ainda mais a importância de um copywriter. Você já ouviu falar de inbound marketing? E marketing de conteúdo?

 

São estes artigos que você lê pela internet, com carinha de informativo, mas que acabam oferecendo um produto ou convidando para participar mais ativamente de alguma ação. É especialmente nestes textos que é observada a sutileza e a persuasão de um copywriter que deve dar ao expectador o que ele espera ao mesmo tempo em que oferece ponderadamente o produto a ser divulgado como a solução do problema.

 

Resumindo, um copywriter é importante pois dará poder capaz de converter para as palavras de sua campanha.

 

Onde se encaixa um copywriter dentro de uma campanha?

 

Cabe contratar um copywriter em alguns cenários que citaremos mais detalhadamente abaixo. Existem copywriter especializados em certas áreas e assuntos, mas basicamente é só precisar de uma mãozinha para redigir algo em prol da divulgação da sua marca que o profissional pode lhe ser útil.

 

  • Impressos

Os profissionais podem atuar no meio offline por meio da escrita de panfletos, catálogos, outdoors, anúncios de revista, folders e de qualquer material impresso.

 

  • Roteiros e vídeos

O redator pode ajudar a onfeccionar um vídeo para a divulgação de sua marca. Mas atenção, a filmagem fica por conta de outro profissional, o copywriter apenas poderá ajudar com a criação de um roteiro e das frases de impacto que serão expostas durante o vídeo.

 

  • Anúncios em rádio

Há especialistas na área de rádio e tv, mas copywriters também podem escrever o roteiro e as falas de um anúncio veiculado em rádio.

 

  • E-mail marketing

Sabe aquele e-mail enviado para um mailing já captado? O copywriter saberá exatamente como abordar os indivíduos que já demonstraram interesse por seu produto, mas ainda precisam ser trabalhados para conseguir mais conversão.

 

  • Anúncios online

Banners online, campanhas de facebook ou anúncios do google podem ter seus resultados potencializados pelo trabalho de um copywriter.

 

  • Redes sociais 

É comprovado que as redes sociais têm maior impacto no público quando fornecem conteúdo próprio, exclusivo e que gere engajamento. O copywriter conseguirá atrair público para a página e fazer com que a interação cresça, gerando reconhecimento da marca.

 

  • Conteúdo 

Este tem sido o maior campo de atuação dos copywriters. A produção de conteúdo têm se mostrado eficaz e alimenta a nova tendência de mercado onde o cliente vem até a marca e não o contrário. Neste cenário a marca não deve forçar seu produto para a clientela, mas sim estar munida de conteúdo forte, completo e capaz de converter para suprir as dúvidas ou estimular a curiosidade daqueles que forem atrás do assunto.

 

Com a produção de conteúdo o copywriter deve tentar vender ou converter, informar e entreter, tudo ao mesmo tempo.

 

Onde posso encontrar um copywriter para ajudar meu negócio?

 

Há copywriters que trabalham para agências e outros que trabalham por conta própria, como freelancers. Você pode encontrar um profissional adequado para seu negócio procurando por agências que ofereçam o serviço ou buscando por estes freelas. Caso opte pela segunda opção uma dica é procurar pelos profissionais em sites especializados em freelancers ou em páginas do facebook ligadas ao tema.

 

Independente de qual for sua escolha, é bom sempre observar o portfólio do profissional e procurar reviews de clientes que já fizeram o mesmo serviço para ter certeza de que receberá aquilo que procura.

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