O que é um Freelancer e Como ele Pode Ajudar o seu Negócio

Com as mudanças trabalhistas e o crescimento da internet está cada vez mais comum ouvir a palavra “freelancer”. A quebra de barreiras geográficas proporcionada pela web é um dos principais impulsionadores desta forma de profissão que está super em alta.

Mas o que é um freelancer?

Os freelancers são aqueles que trabalham como profissionais independentes de uma empresa. É quem tem uma determinada profissão e trabalha nela por conta própria, sem precisar estar vinculado a apenas uma empresa. É, em partes, um prestador de serviço para outros empreendedores que se veem precisando de determinado trabalho, mas não possuem um setor específico dentro da própria empresa e não tem demanda grande o suficiente para precisar contratar alguém em tempo integral.

A forma de profissão existe já tem tempo com prestadores de serviços, mas teve o nome assim popularizado principalmente entre profissionais de comunicação e tecnologia.

Aqueles que tem demanda podem entrar em contato com o freelancer e contratá-lo para um projeto específico, por horas determinadas ou por quantidade de material disponibilizado, varia de acordo para acordo.

É tudo muito flexível, o tempo trabalhado é totalmente combinado de empregador e freelancer, pode durar apenas um projeto ou se prolongar por meses.

Quem são os freelancers e qual é sua rotina de trabalho?

Freelancers não tem um perfil exato. São pessoas do mundo inteiro, das mais variadas idades e profissões que por algum motivo decidiram não se vincular com apenas uma empresa.

Mas esta redução de vínculos não significa desleixo não, pelo contrário! Como os freelancers são donos do seu próprio negócio é através deles que é feito todo o contato, trabalho e pagamento. Há um controle de todas as etapas e o projeto é tratado diretamente com ele.

Geralmente um freelancer está trabalhando para mais de uma empresa ao mesmo tempo, mas na prática isso não significa nada para o empregador que receberá o que foi combinado. É praticamente a mesma relação de empregador e empregado, mas no lugar de um vinculo empregatício é firmado um acordo de compra e venda.

Caso você ainda esteja um pouco confuso, são alguns exemplos de serviços oferecidos por freelancers:

  • Criação de imagens e materiais gráficos como logos, identidades visuais, cartões de visitas.
  • Redação de artigos e de todo tipo de conteúdo para rechear sites e materiais impressos.
  • Desenvolvimento de sites e aplicativos.
  • Manejamento de agendas de trabalho, reuniões e pautas.
  • Edição de vídeo e áudio.

Estes são apenas alguns exemplos mais recorrentes, mas não há limitação dos serviços que podem ser prestados.

Como um freelancer pode ajudar o seu negócio

Agora que você já entende o que é um freelancer e o propósito deste profissional pode começar a pensar nos benefícios que esta forma de serviço traria para o seu negócio.

Freelancers oferecem valores melhores

Como os freelancers cobram por projetos acabam apresentando propostas mais interessantes. Este é o primeiro ponto abordado, pois é o que mais chama atenção dos empreendedores que optam lidar com estes profissionais.

O preço cobrado pelos freelancers é acordado antes do início das atividades, evitando que valores exorbitantes sejam apresentados ao fim do projeto. Além disso, o valor apresentado pelos freelancers é o preço total e final, sem taxas adicionais. É uma boa saída em projetos mais curtos onde o orçamento é relativamente baixo ou quando ainda não há certeza sobre a necessidade contínua dos serviços em questão.

Outra forma que um freelancer pode te ajudar é quando você está criando um negócio de afiliado, um freelancer pode te ajudar com muitas coisas como as que foram citadas acima, por exemplo.

Serviços de qualidade

Freelancers costumam ser profissionais especializados em suas áreas. Há quem pense em freelancer como alguém que faz “bico”, mas na verdade grande parte dos freelancers se dedica mais para aperfeiçoar suas técnicas e garantir um serviço de qualidade. Afinal, o freelancer está vendendo seu trabalho e é disso que ele vive, caso entregue algo de qualidade será bem qualificado e terá seu serviço divulgado para conseguir mais clientes.

Geralmente o freelancer participa de alguma plataforma ou tem um site/página onde pode ser avaliado por sua clientela prévia. Estes locais são sua vitrine e é de extremo interesse deles manter as reviews positivas, portanto provavelmente farão o possível para manter prazo e qualidade em dia.

É fácil encontrar um freelancer

Há quem pense que é difícil encontrar um freelancer neste mar de informações que é internet, mas na verdade há inúmeras plataformas feitas para este propósito. Se quiser fugir das plataformas ainda é fácil também encontrar os freelancers em grupos, páginas ou pelo Google.

Estas plataformas citadas são feitas com o intuito único de facilitar e estreitar laços entre freelancers e empresas, costumam abrir espaço para busca e inserção de projetos e para toda etapa de entrega e pagamento.

Além de todas as dicas citadas acima é importante frisar que é necessário analisar bem sua proposta e o perfil do freelancer e não escolher apenas a opção mais baratas.

Muitos profissionais estão começando neste meio agora e oferecem valores bem atrativos, é verdade, é válido dar chance para quem tem talento e pouco portfólio, mas antes de tudo é preciso que o material existente seja observado, que os prazos e expectativas sejam bem estipulados e que todos os pontos fiquem bem claros para não acabar se surpreendendo negativamente no meio do processo.

A melhor forma de encontrar o freelancer ideal para seu projeto é estudando as opções, vendo as reviews já feitas e analisando seu portfólio. Freelancers também costumam estar sempre bem disponíveis para conversar, a troca de ideias é válida antes de qualquer fechamento e durante todas as etapas de trabalho.

O que pode dar errado?

Nenhum cenário é perfeito, quem empreende ou trabalha com mais alguém além de si mesmo sabe que às vezes a vontade é fazer tudo por conta própria para garantir que o trabalho sairá exatamente como o planejado.

Por outro lado, somos um só e não temos todo conhecimento do mundo, precisamos dividir as tarefas para que estas sejam executadas da maneira correta e nada melhor do que contratar profissionais do ramo para isto.

Assim como em todos os ramos, existem freelancers que não trabalham como o esperado. Porém, já sabendo que há grande receio por parte da clientela as relações trabalhistas costumam ser bem conversadas e geralmente há garantia de trabalho. Especialmente nas plataformas exclusivas do ramo existe grande segurança para empresa e para freelancer no quesito financeiro. E lembre sempre que os profissionais precisam de clientes, portanto se esforçarão para prestar um bom serviço.

E aí, tá mais claro pra você o que é um freelancer e como ele pode te ajudar? Comente abaixo o que você achou do Post e como um freelancer pode te ajudar, vai ser um prazer conversar com você.

Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.